A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Y ahora, señor Chávez?


Foto: Protestos em Teerão (theranlive.org)



A escalada de violência a que se assiste na República Islâmica do Irão é reflexo da evidente “asfixia democrática” que se vive para os lados da Pérsia, apesar de haver ilustres Chefes de Estado que consideram o regime iraniano um exemplo… Caso o amigo leitor não se lembre das baboseiras de um senhor venezuelano, queira fazer o favor de clicar aqui.

Já foram abatidas 8 pessoas e, segundo a edição digital do The Times (28/12/2009), também o sobrinho de Mousavi – que nas primeiras reacções oficiais nem sequer tinha sido morto, mas agora parece que sim, tendo o seu corpo sido confiscado… Coisa estranha mesmo num país em vias de desenvolvimento. E já que estavam numa de medidas cautelares de polícia, aproveitaram e detiveram os líderes da oposição…

De ouro, amigo leitor, é o silêncio que nos chega da Venezuela. Em Novembro, o Sr. Chávez caracterizou o Sr. Ahmadinejad como sendo um “gladiador das lutas anti-imperialistas, exemplo de firmeza, de constância, de batalha pela liberdade de seu povo, pela grandeza da pátria persa, da pátria iraniana”… Mas não acredite em mim, clique aqui e leia… Eu não consigo caracterizar melhor o presidente iraniano… Mas talvez lhe desse o epíteto de Mr. Danger.
.
Como democrata só posso esperar que isto seja o fim da tentativa de instauração de uma ditadura militar no Irão e a primeira grande machadada no poder dos ayatollah. Não sei se o Sr. Chávez pensa assim, mas de qualquer das formas,

Os meus parabéns ao Sr. Chávez!

3 comentários:

Joana Neves disse...

Tss tss... Umas negociações mais efusivas com a oposição e fala-se logo de asfixia democrática... Preconceitos ocidentais! Bem faz o Sr. Chaves que não diz nada... É deixá-los negociar!

(Parabéns aos opinantes/blogadores! Espero ver mts mais posts)

Nelson disse...

Muito obrigado pelo comentário. Este blog vai tentar estar à altura das expectativas...

Os posts tendem a ser diários com a seguinte ordem, meramente indicativa:

Lord Nelson - 3a, 5a e 6a
Dr. Carlos - 2a, 4a e Sábado
Domingo é descanso do pessoal...

ml disse...

ui, já há ordem de posts e tudo... finesse ;)
*