A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jobs for the boys

Qualquer Governo que contradiga pelos seus actos, a natureza das suas palavras só pode merecer da opinião pública o descrédito. O leitor recorda-se do Sr. Rui Pedro Soares? O leitor julgava esses senhores uma espécie em vias de extinção? Pois desengane-se. Esses senhores continuam a pulular por aí, gravitando em torno do Estado, aproveitando qualquer réstia de sangue ainda não exaurido do Estado Português.



É do domínio público o quanto o actual Governo prometera reformar a decência, a competência, a honestidade, a transparência no funcionalismo público. Estas eram as palavras do Governo, este o seu discurso, cabalmente desmentido na prática pelos actos que em seguida se indicam.


Falamos das nomeações do Governo para os conselhos de administração dos centros hospitalares e para o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).


Eis o que noticia o Público de ontem:

"O que já gerou controvérsia foi o regresso ao Hospital de Viseu (agora Centro Hospitalar Viseu-Tondela) de Ermida Rebelo, que é militante do PSD e tinha dirigido a unidade nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes. Com ele foi nomeado Rui Melo, dirigente do PSD de Viseu. As escolhas foram de imediato criticadas pelo vice-presidente da bancada parlamentar do CDS, Hélder Amaral, que disse, citado pelo Diário de Notícias, não estar “disponível para pedir sacrifícios aos portugueses e depois patrocinar o amiguismo da pior espécie que julgava ser uma prática do passado”. “É caricato”, lamenta António Serrano. De igual forma a escolha de três dos cinco gestores do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (Tomar, Abrantes e Torres Novas) motivou acesas críticas. Os novos gestores – Joaquim Esperancinha, António Lérias e João Lourenço – tinham dirigido o centro hospitalar durante o Governo PSD/CDS, regressando depois para uma empresa de tubos de plástico com sede no Cartaxo, de onde tinham saído. O primeiro é licenciado em Engenharia Electrotécnica, o segundo, em Organização e Gestão de Empresas, e o terceiro tem um MBA em Gestão de Empresas. Entretanto, para presidir à administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira foi convidado o médico Miguel Castelo Branco (do CDS), que ocupara o cargo entre 2002 e 2006. Vem substituir João Casteleiro, do PS."


Quando se procurar, mais tarde, indagar dos motivos inerentes à desastrosa gestão dos centros hospitalares, dever-se-á considerar esta prática larvar de substituição da competência pelo compadrio uma das causas mais nefastas para os sucessivos défices na área da saúde.


Eis agora a composição da nova direcção do IEFP, cujo presidente será o Sr. Ocávio Oliveira:


"Octávio Oliveira, de 50 anos, economista foi director do centro de formação profissional para a indústria da cerâmica das Caldas da Rainha e dos centros de emprego de Torres Novas (1987/91), Picoas (1998/2002) e vice-presidente do IEFP (2004/05). É igualmente um quadro político do PSD. Foi vereador da câmara de Torres novas. Em 2009, integrou a comissão coordenadora autárquica distrital de Santarém do PSD, presidida então por Miguel Relvas. Em Janeiro de 2010, foi escolhido para vice-presidente da distrital de Santarém e é um dos quatro membros da comissão política permanente distrital, na mesma altura em que Miguel Relvas foi eleito presidente da mesa da assembleia-geral. Dois meses depois, foi director distrital de campanha da candidatura de Pedro Passos Coelho. Em Fevereiro deste ano, tornou-se o responsável da área social da distrital do PSD. Félix Esménio, quadro do IEFP desde 1987, dos Trabalhadores Sociais-Democratas, foi director do centro de emprego de Cascais. Francisco Xavier d’Aguiar, ligado ao CDS, foi membro do gabinete de estudos Gonçalo Begonha da Juventude Popular e foi subdirector da sociedade gestora de fundos de pensões da Caixa Geral de Depósitos."

Mais do que a competência, o que une todos estes senhores é uma característica - é partilharem das cores políticas do actual Governo.

Sem comentários: