A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Kim Jong-Il

Segundo tem sido noticiado, terá falecido, no passado sábado, o Grande Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il.


A maior contribuição que este chefe de Estado terá dado ao seu país, foi com toda a ceterza, a capacidade nuclear que pemite ao regime sobreviver ao completo arrepio da comunidade internaciona, já que, com tal arsenal, dificilmente uma potência regional como a Coreia do Sul arriscará em tentar quaquer medida mais arrojada para forçar uma mudança democrática.



Olhando, agora, para players mais importantes importa notar que os Estados Unidos da América, que têm o seu território fora do alcance dos mísseis norte-coreanos, estão, politica e economicamente, impossibilitados de qualquer medida eficaz para derrubar a ieologia Juche. Por sua vez, a República Popular da China, o único país que, nas actuais condições pode influenciar a política norte-coreana tem-se mostrado amigável para com o regime (que lá mantém a sua única embaixada), afirmando já estar disponível que quer apoiar o filho mais novo de Kim Jong-Il, que lhe vai suceder.

Afastada que está a possibilidade de mudança de regime na Coreia do Norte, por via externa, importa pois equacionar a possibilidade de a mesma ocorrer por via intern, um pouco à semelhança do que se passou na Tunísia ou do que ainda ocorre no Egipto.


Mas aqui, também não parece existir essa possibilidade, por duas ordens de razões: primeiramente, nos últimos dois anos de govenro de Kim Jong-Il, procedeu-se a uma verdadeira pública nos mais altos lugares do Estado e no seio do exército nacional, organização que controla uma grande parte do território daquele país e que gasta cerca de 15% do PIB. Por outro lado, fruto do regime repressivo e fechado, inexiste propriamente um movimento de oposição, cristalizando-se toda a opinião política na ideologia Juche e aglomerando-se em torno da figura do querido líder, numa devoção quase religiosa o que permitirá mesmo a um líder mais tímido e apagado conseguir suceder sem grandes convulsões.

Parece que esta substituição não trará nada de novo à cena internacional... Excepto numa coisa: Kim Jong-Il era um lider que sabia olhar para coisas - e fazem falta políticos com esta capacidade, já que permite excelentes fotografias.


O amigo leitor não deixe de clicar no link que aqui deixamos e maravilhe-se com tal interesse pelo ex-Grande Líder da Coreia do Norte, por coisas, no geral.

http://kimjongillookingatthings.tumblr.com/

Sem comentários: