A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

domingo, 25 de setembro de 2011

Testamento vital

Esta semana foram aprovados os projectos-leis do PSD, PS, BE e CDS-PP sobre o testamento vital, para serem depois discutidos na especialidade.

Através do testamento vital, o outorgante, adulto e capaz, que se encontre em condições de plena informação e liberdade, pode determinar os cuidados de saúde que deseja ou não receber no futuro, incluindo os cuidados de alimentação e de hidratação, no caso de, por qualquer motivo, se encontrar incapaz de prestar o seu consentimento informado de forma autónoma, quando deles necessitar. Assim, a pessoa poderá estabelecer antecipadamente a sua vontade quanto aos tratamentos médicos a que está disposta ou não a aceitar no fim da sua vida.

Já desde há muito tempo que se reclama a emergência da discussão sobre esta matéria e a necessidade da existência de um consenso quanto a este assunto.

Julgamos dever ser sempre respeitado o direito de decidir livre e responsavelmente sobre que cuidados médicos alguém deseja receber no futuro, mas partindo em todo o caso do pressuposto que, chegado o momento de os receber, a pessoa não goze de capacidade séria, livre e esclarecida.

Todavia, entendemos ser de arredar qualquer tipo de equiparação desta discussão a uma eventual abertura ao tema da eutanásia, porquanto estaremos sempre perante realidades diametralmente opostas. Além disso, terá ainda sempre de estar presente a necessidade de que tal vontade seja formalizada e registada de forma a que dúvidas não existam e a que os Serviços de Saúde tenham um rápido e fácil acesso aos testamentos vitais existentes.

No entanto, cremos ainda que será sempre da maior importância a criação de uma rede de cuidados paliativos, com todos os recursos e meios disponíveis, para um melhor e efectivo acompanhamento da pessoa, pois todo o sofrimento deve ser sempre dignificado.

Sem comentários: