A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cheer up!


Regressados de férias há já umas semanas, entramos a pés juntos numa fase de contenção que ninguém pediu e que muito se prometeu ao longo do ano que passou. Os jovens batem a portas que não abrem e maldizem a vida, dizem-se à rasca. Os mais velhos querem aquilo para que trabalharam toda a vida, mas agora, nem isso lhes podem prometer. Portanto, de um ponto de vista geral a coisa não é bonita, ninguém está a gostar e repetem-se até à exaustão os avisos de que vai ser pior ainda e que vêm aí dias dramáticos. Os que podiam ter feito alguma coisa trazem os baús das soluções tarde demais e brindam-nos com uns: ”Devia ter-se feito assim!... Mas fez-se assado.”.

Então olhamos todos uns para os outros e, vendo a desgraça anunciada tão perto de nos tocar na ponta do nariz caímos na tentação da terra prometida, das melhores condições de vida fora destas reduzidas fronteiras e da possibilidade de fugir de um vírus económico que parece atingir todo o mundo, consumindo a gestão das contas do Estado lenta e dolorosamente.
Pois bem, eu serei a melhor pessoa para dizer um: “Vai! Aqui não vais ser muito feliz, por isso shô daqui que já somos muitos a carpir.”. É que na realidade não consigo imaginar-me emigrante, faltam-me alguns predicados pronto, por isso, quantos mais quiserem dar o salto para um estrangeiro próximo qualquer eu estarei na linha da frente a gritar o: “Força!!! Manda postais, sê feliz!”.
Afinal de contas o que temos nós aqui, para além das possíveis bases familiares e amigos? O que é que Portugal nos pode oferecer neste momento para além de escassas possibilidades de sucesso e uma carreira intermitente e imprevisível? Eu digo-vos, até porque já pensei nisso. Ponderei bastante e, receando parafrasear alguém que certamente já deve ter concluído o mesmo que eu, este é o momento ideal para sair de Portugal. É que não foi ontem, nem vai ser amanhã, é agora, neste exacto momento.
Senão atente-se:

1     1) Regressou à antena televisiva o Secret Story – Casa dos Segredos. Só isto seria motivo mais que razoável para qualquer mãe, no seu perfeito juízo ser a primeira a sugerir a um filho emigrar e evitar a possibilidade daquele cair no desespero e candidatar-se a uma próxima série do programa.
2     2) A electricidade vai aumentar um balúrdio por cento, ou seja, não tarda acabam-se os computadores e vamos voltar a ler livros à luz da vela. Não sei, para os mais românticos até pode ser bonito, mas acho que já que compramos as coisas era giro poder usá-las.
3     3) Da maneira como proliferam buracos nas contas públicas devemos temer que se escarafunchem também as nossas contas em prol da busca do dinheiro perdido. Se em alguma altura você desviou dinheiro isso vai-se saber e vai ter de prestar as devidas contas ao Estado com possível inflação e juros e semelhantes.
4     4) O Sr. Alberto João Jardim ainda não desistiu…

Será ou não sensato dar a fuga agora? Como alguém sábio disse um dia:



“Não há ruga que resista, nem tuga que desista!!”

2 comentários:

Joana Banana em como é bom falar com amigas durante o trabalho disse...

opa! eu aqui com frases brilhantes que te dou, nas minhas tardes de ócio e nem vi a exposição de tão bela pérola.

snif.

obrigados pá!

M. Pompadour disse...

De nada amiga, estamos aqui é para isso mesmo. :D