A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

domingo, 29 de agosto de 2010

Universidade de Verão do PSD 2010

Amanhã, dia 30 de Agosto, em Castelo de Vide, começará a 8.ª edição da Universidade de Verão do PSD.

Desde 2003 que são realizadas as Jornadas da Universidade de Verão, promovidas conjuntamente pelo PSD, JSD, Instituto Sá Carneiro e PPE. São jornadas de estudos intensivos que reúnem formadores e oradores, militantes da JSD, jovens quadros do PSD e independentes que, nas autarquias locais ou em qualquer tipo de actividade associativa, demonstram a sua contribuição social em harmonia com os ideais do PSD.

A Universidade de Verão, que decorrerá até ao dia 5 de Setembro, marca a rentrée oficial do partido e contará com a presença de ilustres figuras do PSD e de personalidades de outros quadrantes político-partidários e sociais.
Marcelo Rebelo de Sousa marcará a sua já habitual presença, com uma intervenção, no dia 31, com o tema "A Social-Democracia em tempo de crise". O Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, ele próprio dirigente da JSD em 1975, intervirá no dia 3 de Setembro num painel intitulado "Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção". Carlos Pimenta, ex-Ministro do Ambiente do PSD, falará dia 2 sobre "Ambiente e Energia: o que temos de decidir já!". O padre Lino Maia, actual Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, foi também convidado para falar acerca da emergência social, segundo tema, a par do combate à corrupção, da agenda actual que o PSD escolheu para o encontro. Carlos Coelho, ora eurodeputado do PSD, organizador da iniciativa, explica que o grande objectivo da Universidade de Verão é a formação pedagógica e pluridisciplinar de jovens quadros da elite nas áreas da Ciência, Economia e Cultura. O evento encerrará com o discurso do actual Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Um partido como o PSD demonstra também a sua abertura e independência ao convidar para as conferências-jantar cinco personalidades, com ou sem ligação ao partido e com sucesso a nível internacional, como sejam: Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champallimaud; Miguel Maduro, especialista em Direito Europeu e prémio Gulbenkian de Ciência; Jorge Guimarães, gestor; Alexandre Relvas, ex-Presidente do Instituto Sá Carneiro e gestor; e Elvira Fortunato, cientista de microelectrónica condecorada pelo Presidente da República no passado dia 10 de Junho.

É notoriamente uma iniciativa de saudar e que permite a reflexão dos mais jovens acerca das mais diversas temáticas da actualidade e um convívio entre os militantes e os simpatizantes do PSD bastante estreito e enriquecedor.

Todos os anos, cem jovens alunos deslocam-se a Castelo de Vide, para participarem nesta Universidade de Verão, rondando a sua média de idades os 23 anos.

Para mais informações, consulte o programa no site http://www.juventudesocialdemocrata.com/. A única má notícia é que as inscrições já desde há muito se encontram encerradas. A boa notícia, laranjinhas (e não só, ressalve-se!), é que para o ano há mais!

Os marqueses também por lá vão andar. Aos que vão, estejam atentos, não vá alguém opinar aveludadamente!

Sem comentários: