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quarta-feira, 29 de junho de 2011

A UE e a Grécia

A bancarrota amanhã ou a bancarrota no próximo ano: eis o que decidiram hoje os membros do Parlamento Grego. Os Gregos optaram pela bancarrota no próximo ano. Tal como se encontra, o acordo celebrado entre os responsáveis da UE e da Grécia resume-se a isto. Um ano depois, acumulando erro atrás de erro na gestão da crise da dívida pública, a União Europeia prossegue no mesmo caminho. À Grécia, podemos até desculpar: aos seus responsáveis políticos não lhes resta outra opção senão aceitar o cenário que lhe colocam porque desde há um ano atrás a Grécia tornou-se um protectorado dependente das decisões das instituições europeias. Portanto, os responsáveis gregos vão aceitando as decisões europeias passivamente, até que elas se decidam firmemente. Tem sido assim com o Sr. Papandreou, mas se o actual Governo grego cai, a conversa com o seu eventual sucessor, o Sr. Samaras, poderá ser mais dura.
O plano proposto pela UE, mais uma vez, permite adiar a bancarrota por mais algum tempo, mas não a elimina. Os alemães, os holandeses e os finlandeses, pressionados pelas oposições nacionais internas buscam o menor envolvimento possível nos programas de resgate. É um objectivo legítimo, não fosse a via escolhida para o fazer, aquela que poderá ser precisamente a mais custosa para os seus cofres. Aquilo que a Europa e que sobretudo os economistas alemães contestam é o que se vai verificando: em função do seu dogmatismo, dum nacionalismo cego, todos receiam que a União se constitua como um centro de transferências de rendimentos em que países do centro sustentam os países periféricos. E é isso que se vem sucedendo. A ideia de que Irlanda e Portugal dentro de dois anos estarão de volta aos mercados, financiando-se normalmente e a condições sustentáveis, é utópica. Tal como aconteceu com a Grécia, dentro de algum tempo discutiremos novos programas de ajuda para Portugal e a Irlanda, transferindo novamente rendimento para os países periféricos. A questão é – quando quer a Europa terminar de uma forma definitiva com o problema? Aliás: como quer a Europa convencer os mercados da sustentabilidade das dívidas dos países periféricos, quando ela mesmo concede empréstimos cujas taxas de juro reflectem um montante de risco elevado? A Europa não pode prosseguir num caminho revanchista em relação a estes países, querendo-os castigar pela sua falta de disciplina orçamental. A Grécia cometeu erros; e cometeu ainda erros no seu processo de consolidação orçamental. A Grécia continua ainda a ser um Estado paternalista e clientelar. É esse Estado que se precisa de combater e de se refundar: pretender fazer isso sem dispor da indispensável coesão social é impensável: as greves sucedem-se; o divórcio entre o povo e os seus representantes é evidente; as classes jovens alheiam-se da política. Pretender refundar um Estado sem obter o apoio, a força e a vitalidade dos seus membros é impossível.
É isso que tem faltado à Europa: visão. Numa União que se pretende de solidariedade, apenas tem havido lugar para os interesses nacionais. Dos Estados mais activos nos planos de resgate apenas se pretende uma coisa da ajuda aos países periféricos – vingança. Antes de desejar em primeiro lugar a sua recuperação, o seu crescimento e a sua moralização, desejam primeiro o castigo, a recessão e a austeridade.
Por alguns semanas deixaremos de ouvir falar na Grécia com tanto ruído; talvez as taxas de juro dos países periféricos desçam timidamente; mas em breve, de certeza, voltaremos a ouvir o rumor inquieto dos mercados e talvez mais uma resposta inconsequente da União Europeia como reacção a esse rumores.

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