A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

domingo, 3 de julho de 2011

Vai trabalhar, malandro e os Coldplay...

Esta semana o Governo do nosso Ilustre Passos Coelho anunciou que irá proceder a mudanças no que toca aos feriados, de modo a que o português trabalhe mais e, consequentemente, a sua produtividade aumente.

A nossa economia precisa de crescer e só com descanso, férias e festas e sem trabalho não há retoma económico-financeira que resista e nem os fundos comunitários nem as tranches do FMI nos valem.

Ora vejamos alguns cálculos aritméticos simples: um português, descontados que sejam os seus dias de férias, os fins-de-semana e os feriados de calendário mais o feriado municipal, trabalha cerca de 215 dias por ano. Isto partindo do pressuposto de que não há nenhuma falta ao seu trabalho o que, via de regra, é quase impossível. Por seu turno, o português recebe 425 dias de salário (os 12 meses de retribuição mensal acrescida do subsídio de férias e do subsídio de Natal). Posto isto, concluímos então que, por cada dia do ano, mesmo estando de férias, sendo feriado ou até mesmo enquanto goza o seu fim-de-semana, o português recebe quase 2 dias de salário.

Realidades desfasadas? Pois é, Caríssimos, e então quando um feriado calha a uma quinta ou a uma terça, ainda mais maravilhoso é, porque para pontezinhas, cá estamos nós.

E é justamente isto que Passos Coelho se propõe a alterar. Deste modo, os feriados que calharem a um determinado dia de semana poderão ser observados e gozados apenas na 2.ª feira de semana subsequente. Tal possibilidade já vem prevista no nosso Código do Trabalho, portanto, vozes contrárias, o nosso Primeiro-Ministro está simplesmente a colocar em prática uma disposição legal laboral: “Mediante legislação específica, determinados feriados obrigatórios podem ser observados na 2.ª feira da semana subsequente”.

Assim sendo, serão evitadas as famosas “pontes”. Posto isto, pretende-se incentivar e aumentar a produtividade das empresas e dos portugueses. Uma óptima medida atendendo à conjuntura económico-financeira que atravessamos.

E uma última nota apenas para dar conta que é já 4.ª feira que vamos ter aqui bem pertinho de nós o melhor concerto do Mundo. Os COLDPLAY vêm ao Festival Optimus Alive! E a Marquesa vai lá estar!!!!

Vai ser uma bela noite de Verão… E quando todos entoarmos: “Look at the stars, look how they shine for you…”… Hum… Que friozinho na barriga tão maravilhoso!



Sem comentários: