A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

domingo, 1 de maio de 2011

1 de Maio

Hoje é Dia do Trabalhador e curiosamente coincidiu com um domingo, para tristeza de todos nós, porque um feriado ao fim-de-semana e, ademais, sendo um dia comemorativo para todos os trabalhadores, deixa-nos profundamente desgostosos.

Este feriado foi uma conquista dos trabalhadores, claro está. Em 1886, realizou-se uma grandiosa manifestação da classe laboral nos EUA, com o objectivo primordial de ser reduzida a carga horária para as oito horas diárias.

Muitas manifestações mais tarde, em Abril de 1919, o Senado francês ratificou as oito horas diárias e proclamou o dia 1 de Maio como sendo feriado nesse ano.

Em 1920, a Rússia adoptou o 1.º de Maio como feriado nacional e o mesmo foi adoptado por outros Estados.

No nosso país, só a partir de Maio de 1974 é que passou a ser feriado o dia 1 de Maio. Nesse ano, só em Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas, o que foi igualmente demonstrativo da adesão da população portuguesa ao 25 de Abril, que uma semana antes tinha restituído a Portugal a democracia.

Neste dia são habituais as manifestações e comícios da classe laboral e sobretudo em épocas conjunturais como a que actualmente vivemos, maiores serão naturalmente as manifestações e os protestos... ou talvez não... É que o português pode ter muitas qualidades, mas é senhor de um grande defeito: o português é morninho!

Sem comentários: