A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Desconstruindo a Contra-informação de Sócrates: ensino



Não tendo ideias próprias para apresentar, o PM demissionário ocupa-se em atacar (demagogicamente) as dos outros, em especial as do PSD - e tem um gosto particular pelo dossier da educação acusando os sociais democratas de quererem acabar com a "escola pública".

Ora vejamos, para desconstruir a argumentação socrática o que diz o programa de governo daquele partido:

O PSD assume a Educação como serviço público universal e estabelece como missão para a Escola da próxima legislatura a substituição do facilitismo pelo esforço, do laxismo pelo trabalho, o totalitarismo pedagógico pelo rigor científico, a indisciplina pela disciplina. Porque o que está em jogo é a nossa sobrevivência como sociedade autónoma.

(página 95 do programa eleitoral)

Posto isto torna-se difícil defender aquela retórica, não? Senhor eleitor, não se deixe enganar por quem já muito aldrabou: lembra-se dos 150.000 empregos? Da reposta à deputada Heloísa Apolónia? Dos salários da função pública? Da TSU? Pois então, não se esqueça.

Mas que escola temos nós agora? Chamamos a atenção para esta notícia do Expresso sobre um teste do 8.º ano:


Saber contar até oito era mais do que suficiente para obter a classificação máxima no teste intermédio de Físico-Química realizado este mês nas escolas.

A abrir o Caderno 2 - Grupo 5 da prova elaborada pelo Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) do Ministério da Educação surgia a seguinte pergunta: "O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Atualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar. Atualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?"

A pergunta está a deixar os professores perplexos, relançando debate sobre o facilitismo no sistema de ensino, mas há mais.

No Caderno 1 - Grupo 1 da polémica prova, os alunos teriam de saber que a água, a 100 graus centígrados, entra em ebulição em vez de solidificar.


Por fim atendendo a que estas sondagens dão 51,7% às forças da direita, despedimo-nos por hoje, com uma bonita música que queremos ver a passar em todo o lado no próximo dia 5 de Junho!



Sem comentários: