A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Taxa Social Única



Nestes dias, temos assistido a um papaguear dos responsáveis do PS acerca da proposta do PSD acerca da taxa social única. Tal se deve, talvez ao facto de o programa eleitoral do PS ser um documento muito mal redigido, sem qualquer tipo de medida concreto.

Ora analisemos pois a matéria:


“O PSD admite, a título excepcional e face à situação de emergência em que se encontram as finanças públicas portuguesas, (…): Reforço da competitividade da economia portuguesa, designadamente por via de uma redução dos encargos sociais sobre o factor trabalho em sede de Taxa Social Única (TSU), compensando, em simultâneo, a Segurança Social;”
Tal é o que consta no programa do PSD, mais concretamente, na página 30.


Após terem visto isto, os responsáveis do PS começaram a algar que o que o PSD ia subir os impostos, necessariamente o IVA. Citando Helena André, cabeça de lista pelo distrito de Aveiro, a proposta do PSD era uma “trapalhada”. Dizem que a TSU não é para mexer porque não mexerão nos impostos (já sabemos o que vale esta promessa do Sr. Sócrates) ou quando muito mexem, 0,25%.


Mas, para grande tristeza de todos os socialistas convém referir a entrevista de Poul Thomson, responsável do FMI, onde garante que o Governo de Sócrates estuda uma redução da Taxa Social Única entre 8 e 12 pontos percentuais – entendimento que encontra reflexo no memorando da troika. Citemos o estrangeiro:


"Sublinho que o Governo [português] está agora a considerar o que seria uma mudança drástica do jogo de forma a que fosse aplicada uma profunda redução nas contribuições para a segurança social na ordem dos 3%-4% do PIB (juntamente com outros ajustamentos em taxas e gastos públicos). Isto reduziria os custos de trabalho de forma significativa e tornaria os bens produzidos em Portugal mais competitivos no estrangeiro”


Aqui chegados, somos forçados a concluir que o PS ou mente aos portugueses ou ao FMI, como bem notou o Dr. Nogueira Leite.


Então uma baixa de 4% da taxa é catastrófica e uma de 12% é o quê? Ou mentirá o Sr. Poul Thomson? Convenhamos que a credibilidade deste economista é superior à de Sócrates.
Senhor eleitor, consegue votar em quem critica medidas, não apresenta as suas, mas compromete-se a ir mais além das que critica à porta fechada?
Desculpe, mas se ponderava não votar PSD por causa da TSU, ou da forma como seria financiada, não pode, mas é que não pode mesmo, votar PS, porque apesar de não serem honestos, querem ir mais além!



Temos gostado de ver o Sr. Sócrates nos debates. O homem não respeita nada nem ninguém, interrompe constantemente, promete não interromper, e interrompe na mesma. Vergonha Sr. Sócrates… Já está a ficar aflito? É uma vergonha ir a eleições com um programa daqueles e ir para os debates, não apresentar ideias, mas fazer piadas com pastas vazias!

Fontes do que aqui foi dito: esta, esta, esta, esta e esta!

Sem comentários: