Pois cá estamos nós para mais uma rubrica dos já famosos Humores de Sexta, aqui no nosso Opinador. O tempo lá fora já começa a aquecer, mas os exames não deixam as consciências estenderem uma toalha na praia, de forma animosa e descansada. Eles são os exames nacionais para os mais novos. Eles são os exames de aferição da Ordem dos Advogados (seis em três dias, num autêntico acto de martírio para todos os que os têm de realizar! A Marquesa está solidária convosco.). Eles são os exames de Mestrado. Eles são os exames do CEJ, que vieram para a ribalta nos últimos dias, embora por motivos muito pouco explícitos (a clarificar, no nosso post de domingo).
Ora, como muito se fala em exames, aqui estamos nós a corroborar, mas desta vez com o nosso habitual tom humorístico. Resta-nos desejar boa sorte a todos os que estão mergulhados nesta azáfama examinadora, desejando-vos muito boa sorte.
Por Carlos Jorge Mendes
Da nossa parte, só esperamos que o exame nacional de Matemática a realizar na segunda-feira, não coloque questões tão complexas e de tão elevado grau de dificuldade como a que se segue.
Por Leticia, a Marquesa
O texto infra foi retirado de uma prova de aferição de Língua Portuguesa do 9.º ano (do 9.º ano, relevo, Caríssimos!). E agora fiquei na dúvida... Será motivo de riso ou de choro? Como diria a minha vizinha: " Anda uma mãe a criar filhos para isto!..." (para os mais incrédulos, até poderei revelar em que Escola portuguesa tal texto foi redigido... Mas afinal, o que vem a ser isto?)
REDAXÃO
"O PIPOL E A ESCOLA"
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?
Ora, como muito se fala em exames, aqui estamos nós a corroborar, mas desta vez com o nosso habitual tom humorístico. Resta-nos desejar boa sorte a todos os que estão mergulhados nesta azáfama examinadora, desejando-vos muito boa sorte.
Por Carlos Jorge Mendes
Da nossa parte, só esperamos que o exame nacional de Matemática a realizar na segunda-feira, não coloque questões tão complexas e de tão elevado grau de dificuldade como a que se segue.
Por Leticia, a Marquesa
O texto infra foi retirado de uma prova de aferição de Língua Portuguesa do 9.º ano (do 9.º ano, relevo, Caríssimos!). E agora fiquei na dúvida... Será motivo de riso ou de choro? Como diria a minha vizinha: " Anda uma mãe a criar filhos para isto!..." (para os mais incrédulos, até poderei revelar em que Escola portuguesa tal texto foi redigido... Mas afinal, o que vem a ser isto?)
REDAXÃO
"O PIPOL E A ESCOLA"
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?
Bom fim-de-semana.
1 comentário:
Viu, realmente, a prova?
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