A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Litígio Blindado



(Foto de um dos blindados conseguida pelo nosso enviado, escolhido por ajuste directo, ao Canadá)


Com a excepção da nossa contribuição de amanhã para o espaço Humores de 6ª, esta é a nossa última intervenção do ano n’ Opinador. Assim, chegados ao final de 2010 persistimos na nossa mesmice – criticas avulsas sobre tudo e mais alguma coisa; mas a culpa não é nossa, a culpa é deste bonito sítio onde calhou nascermos e que se chama Portugal.

Assim, a última coisa que merecerá a atenção da nossa pena este ano é o dossier (chamar dossier aos temas está na moda para quem não saiba) dos blindados para a polícia.Se bem se lembram desta história, o nosso ministério da administração interna, aquando da preparação da última cimeira da NATO decidiu encomendar, por ajuste directo, (sublinhe-se o facto de ter sido por ajuste directo) viaturas para blindar a nossa GNR e PSP.

A cimeira veio e foi, os meses passaram e o Ministro Rui Pereira continuava só, com o seu avental, e com as polícias desblindadas. Então um dia, irritado, sentindo-se abandonado pelos seus queridos veículos, e vendo chegar a data limite prevista no contrato, dá um grito de desespero e decide-se pela resolução do contrato por impossibilidade imputável à empresa fornecedora (e que, repetimos, tinha sido escolhida por ajuste directo – sem concurso portanto).

Pergunta o leitor mais curioso: mas qual foi esse facto imputável à empresa fornecedora que impediu o Ministro Rui Pereira de ter os seus popós? E nós lhe respondemos: a neve no Canadá que obriga os aviões a ficar em terra.
Chegamos assim à conclusão que os fenómenos meteorológicos, pelo menos no Canadá, resultam da actividade das empresas de armamento. Nós não sabíamos que era assim, nunca ninguém nos tinha explicado. Aqui fica portanto o nosso agradecimento: Obrigado Sr. Ministro por nos esclarecer que a neve é causada pelos blindados.

Mas levanta-se outra questão: vendeu-se à opinião pública que os blindados não seriam só para a cimeira – seriam úteis por anos e anos! Mas, atrasaram-se um dia e o Estado Português já não os quis! Qual era então o interesse disto? O Senhor Ministro andou a faltar à verdade? E agora remete-se ao silêncio. Acaso toma-nos por idiotas?
A empresa, por sua vez, diz que é incapaz de controlar a neve e, como tal, vai recorrer aos tribunais para receber a indemnização correspondente.

Numa informação em nada relacionada, diz-se que Rui Pereira é Mestre em Direito.

No meio disto tudo, os blindados encomendados para a polícia portuguesa poderão nunca chegar a Portugal, indo directamente do Canadá para Angola. Porreiro, pá! Pedíamos era a quem escolheu a empresa por ajuste directo que tenha a decência de se demitir, já que fez uma má escolha. Mais uma vez, lixou-se a coisa pública!

E pronto, este ano já não criticamos mais o Governo… Bom reveillon para todos!
Até para o ano!

Sem comentários: