A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Viva la Renovación!

No passado dia 18 o Chile assistiu a um momento histórico. Sebastián Piñera, na imagem ao centro, candidato à presidência ganhou as eleições com 52% dos votos, pondo fim a cerca de 20 anos de domínio de governos socialistas naquele país.
.
Cabe porém uma palavra de elogio ao governo cessante – apesar de ter dado preferência à adopção de políticas sociais, não descurou a importância de apostar numa economia de mercado competitiva e moderna. Esta abordagem permitiu ao Chile ser neste momento uma das economias mais sólidas da América do Sul, conforme se viu aquando da mais recente crise internacional.
.
Seria bom – não para nós mas para os respectivos cidadãos – que outros senhores daquela zona do globo fossem tão responsáveis na vida pública como o foi a presidente cessante Michelle Bachelet.
.
Porém e num espírito de alternância democrática o Povo decidiu virar à direita, mostrando que os traumas da ditadura estão ultrapassados e que análises demagógicas da recente história política do Chile não colhem apoios.
.
O Opinador de Veludo – pelo menos esta sua ala mais liberal – não pode deixar de esperar que estes ventos de mudança se espalhem a todo o continente que necessita de renovação da sua vida política; não de revolução pois essa encerra na sua definição lutas e rupturas causadoras de enormes sofrimentos e quase sempre pressagiadoras de desastres em nome de utopias vãs.
.
.
Permita-me o paciente leitor uma pequena blague retirada (e sem qualquer vergonha copiada ipsis verbis) do 31 da Armada:
.
"A lo mejor, los Españoles tienen razón!... RAZONAMIENTO MUY SIMPLE:

1. Dejad que todos los hombres que se quieran casar con hombres, lo hagan.
2. Dejad que todas las mujeres que se quieran casar con mujeres, lo hagan.
3. Dejad que todos los que quieran abortar, aborten sin limitaciones.
4. En tres generaciones, ya no quedarán socialistas.

MUY SIMPLE, VERDAD? ... "
.
.

.
.
.
Termino o post desta nossa quinta-feira com um “ Vai Conan!”! Se o amigo leitor não está por dentro das fofoquices da comédia norte-americana carregue aqui e leia. E se carregou ali, carregue agora aqui e leia a carta do Conan. Acredite, são 5 minutos que valem bem a pena.

Sem comentários: