A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

domingo, 6 de março de 2011

Isto não é plágio!

Nesta semana que passou surgiram notícias acerca de dois possíveis plágios de teses de doutoramento: uma quanto à tese do Ministério da Defesa Alemão, Guttenberg, outra quanto à tese de um dos filhos de Khadafi, Saif al-Islams.

Guttenberg viu serem divulgadas passagens da sua tese de doutoramento que alegadamente teriam sido copiadas de várias fontes sem serem citadas. Perante isto, o “Barão do Copy-Paste”, assim apelidado após estas notícias terem vindo a público, demitiu-se do Governo alemão. Esta saída poderá causar problemas à Chanceler alemã, Angela Merkel, e ao seu partido, a União Democrata Cristã, porquanto o Ministro da Defesa era um dos mais populares ministros e políticos alemães.

Saif al-Islams também está a ver a sua tese de doutoramento na prestigiada London School of Economics a ser escrutinada, depois de terem sido levantadas dúvidas acerca da autoria de partes da sua dissertação. Uma pequena nota a este propósito que muito pode indiciar quanto ao facto de decerto não ser Saif o autor da sua tese: a dissertação que apresentou discorria acerca da necessidade de promover uma maior democracia e transparência no sistema global de governação, sendo feitas grandes críticas ao funcionamento dos governos não-democráticos que o ora doutorado apelidava de autoritários, abusivos e não-representativos. Um último apontamento sobre esta tese. A tese intitula-se “O papel da sociedade civil na democratização das instituições globais de governação: do soft power ao processo de decisão colectiva”.

Não se pense que entre nós também não vieram a público casos de plágios de teses de Doutoramento ou até mesmo de Mestrado. O último foi relativamente a uma tese de Doutoramento de uma Professora do Instituto Politécnico do Porto, na Universidade do Minho. A dissertação desta professora, designada de “Desenvolvimento Interactivo Multidimensional: Contributo para o Aumento da Competitividade da PME” foi escrutinada e, após inquéritos internos, concluiu-se que fora plagiada de uma tese de Doutoramento de um brasileiro na Universidade Federal de Santa Catarina com o título de “Potencial Regional de Desenvolvimento de Redes Interorganizacionais”. Consequentemente, a referida tese de Doutoramento foi anulada e o grau de Doutor retirado à docente universitária, o que provocou a sua saída do IPP. Mas as consequências não se ficaram por aqui. Como os trabalhos de investigação têm necessariamente de ser entregues com um compromisso de honra atestando a originalidade e autenticidade do trabalho, todos os plágios de teses têm de ser denunciados ao Ministério Público, dado que podem consubstanciar um crime de fraude.

Pode ser muito aliciante encontrar trabalhos investigatórios com o mesmo tema que escolhemos para a nossa tese de Mestrado ou de Doutoramento. Pode ser ainda mais tentador descobrir textos que reproduzam as palavras que nós ambicionávamos encontrar, mas que não víamos jeito de começar a exprimir nos nossos trabalhos científicos. Contudo, temos de colocar a mão na consciência e pensar nas horas infinitas que o verdadeiro autor daquelas palavras passou até conseguir concluir o seu trabalho. Temos de reflectir acerca do desrespeito e do insulto que constitui para o verdadeiro autor a reprodução ipsis verbis das suas palavras numa tese que permitirá ao plagiador ver ser-lhe atribuído um grau que definitivamente não merece.

É mais do que notório que se podem fazer citações nas teses e trabalhos de investigação, desde que se refira devidamente o seu autor e a obra na qual pode ser encontrado o texto original. Agora quando não se fazem as respectivas citações ou quando são reproduzidas, como foi o caso português, obras na íntegra… Não há paciência que resista!

O único mérito que posso (poderei?) atribuir ao plagiador é a sua capacidade de ser destemido e enfrentar o risco. Em plena era do alerta para esse fenómeno que é o copy-paste e da informatização de muitas obras facilmente acedidas via Internet, como é que ainda pode existir alguém com a coragem suficiente para entregar e defender publicamente uma tese cujo teor foi copiado sem eira nem beira? Haja despudor neste Mundo!

A vida está má, está! Até para os marqueses!

Sem comentários: