A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A TDT





Cidadãos! Vem aí o "switch-off'" !
.
Que raio é o switch-off? Ora, tal estrangeirismo designa o processo de cessação das emissões analógicas de televisão e a passagem ao sinal digital terrestre, que terá lugar do próximo mês a um ano.
Habitualmente, tal assunto não merceria a atenção d' Opinador pois para além de bastante aborrecido em nada contribuirá, pelos menos directamente, para o nosso progresso civilizacional. Com efeito, atendendo à qualidade das nossas televisões, contribuirá isso sim para o retrocesso.

.
O que é interessante são as declarações do Sr. Ministro Mendonça:

" Todos os portugueses vão poder assistir [à TDT] independentemente do local onde vivam e dos seus rendimentos, através de um programa de subsidiação aos grupos de menores recursos financeiros, cidadãos com necessidades especiais e instituições de comprovada valia social."

Não temais, Portugal!

O nosso Governo, sempre bom e previdente, qual pai dedicado, está comprometido em assegurar que nenhum dos seus filhos passe sem a anestesia da televisão nacional, sem as novelas deprimentes, nem o futebol (com uns Deolinda e Homens da Luta, pelo meio).

E eis aqui a prioridade deste nosso xuxalismo! A teta nacional, apesar de raquítica ainda vai esguichar meia dúzida de tostões para dar...

Mas o ridículo é maior: Portugal, nas palavras do ministro é pioneiro neste sistema "Somos o primeiro país da Europa com cobertura total", disse António Mendonça. Apesar de falharmos redondamente na maioria dos indicadores europeus, iremos figurar nos lugares cimeiros de tal marco civilizacional - a televisão digital terrestre.

E o fenómeno não ocupa apenas o minsitro das Obras Públicas. O presidente da ANACOM (que bem se habilita a um patrocínio da Multiópticas pela seu brilhante mandato), em vez de se preocupar em investigar uma coisa mais importante, como talvez seja a ausência de concorrência no mercado dos comunicações móvies e os indício de cartelização (que ocorreram na última modificação dos preços dos TAG'S, Extravaganzas e Moches) dedica-se também a esta nobre causa. Diz sua excelência: "o que é decisivo é que nenhum português fique excluído. O caminho é difícil, vamos ter vários pontos de referência, mas também é possível alguns desencantos. O nosso desafio não é só fazer o switch-off é para que cada português não fique sem televisão".

O canto de finados do Estado Social é pois a atribuição de um subsídio para ver o Benfica! Brilhante! Fenomenal! Genial!

E, numa nota totalmente despropositada, uma testemunha que agora vá prestar declarações a uma esquadra de polícia e necessite de um justificativo da sua falta, vai ter que pagar 10 euros, que é a mesma quantia que quem quiser apresentar uma queixa-crime vai ter que dispender. Entre televisão e justiça, priveligia-se a televisão... Porreiro pá!

Ver aqui.

Sem comentários: