A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

De volta à carga!




Pois é amigo leitor, eis-nos de novo aqui para voltar a falar deste senhor que reina, ou melhor preside, um país lá no “Novo Mundo”.
.
Desta vez a notícia é esta: o governo venezuelano decidiu encerrar 70 Lojas por alegada manipulação de preços. A notícia pode ser lida aqui, ou no brilhante jornalismo de campo português, também conhecido como tradução, aqui.
.
Naquele país auto-intitulado democrático, onde se respira liberdade, os comerciantes não têm liberdade sequer para fixar os preços dos produtos que vendem. Sujeitam-se aos diktats da presidência, decerto sempre bem informada acerca dos custos de produção de todos os produtos, desde as toalhitas "Jonhson" à farinha "Amparo".
.
É neste momento, gentil leitor, que chamo a atenção para este ponto de convergência entre esta nouvelle vague socialista e o fascismo – já reparou que em ambas as doutrinas o Estado controla o aparelho produtivo do país? Sendo que os primeiros o fazem através da nacionalização dos meios de produção e os segundos através da cooperação forçada entre as classes. Aqueles em benefício de uma classe, estes em benefício do Estado. Tão longe na teoria, tão próximos na prática… isto já para não falar das tendências totalitaristas e do gosto pelo partido único. Curioso não é? Eu também assim acho.
.
.
Posto isto, o Opinador manifesta o desejo de apoiar a candidatura de Chávez o Nobel da Economia pelo seu trabalho de controlo da inflação…