A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

sábado, 11 de setembro de 2010

Cenas da Política Portuguesa

Enquanto a situação económica e social do Pais progressivamente se deteriora, os dois principais partidos do sistema político entretém-se com recadinhos. Estes recadinhos fazem o deleite dos jornais – ei-los enfeitando as suas manchetes com frases vazias de substância e de correlatividade, donde nada se extrai a não ser a imbecilidade. Isto não serve em nenhum propósito os interesses do País e em nada resolve os problemas com que ele se debate desde a Era dos Descobrimentos. A rentrée política é a época da silly season com a similitude de que toda a anterior legislatura foi igualmente uma silly season. Ela apenas tomou férias uma vez que os seus intervenientes também tomaram férias. De resto, que produziu a legislatura passada? Dois Programas de Austeridade. Muito bem...Somos o único país da Europa cujas metas de redução do défice estão seriamente ameaçadas; dois programas, portanto, provavelmente votados ao fracasso. A receita pública, graças à extraordinária habilidade política aumentou – recorreu-se para isso a um método inovador: o aumento de impostos. Neste aspecto, divergimos do Primeiro-Ministro, para o qual continua a não haver aumento de impostos. A outra parte, a despesa pública, essa safada escorregadia, teima em fugir-nos entre os dedos e subiu 6% no primeiro semestre. Esgotados da habilidade conseguida com o aumento da receita pública, não sobrou energia aos nossos governantes para conseguir a redução da despesa. Isto num ano em que o esforço de consolidação orçamental, supostamente, deveria provir, em partes iguais, da receita e da despesa – e isto porque o PSD fez finca-pé em tal. Mas e que mais produziu esta legislatura? Sem qualquer desrespeito para os homossexuais, quando o símbolo principal de uma legislatura é a aprovação do casamento homossexual – algo nos diz que a Assembleia da República andou a sornar durante um ano.

Três senhores da agência de rating Standard & Poor’s estiveram esta semana no Parlamento português, precisamente no debate que pretendia discutir o descontrolo da despesa pública nos primeiros seis meses do ano. Questionando as pessoas que os acompanhavam sobre o que se discutia naquela sessão, os três senhores ficaram atónitos:
- Olhe amigo, é o seguinte: o Governo está tão confiante que vai reduzir a despesa pública este ano que nos primeiros seis meses do ano até lhe deu um avanço de 6%!
Os três, franzindo a sobrancelha, responderam em uníssono, desconfiados:
- I seeI see
Após um momento de silêncio, um dos três senhores da S&P, batendo com a palma da mão na testa, perguntava:
- Olha lá, não foram estes indivíduos que há uns tempos nos acusavam de lhes reduzir o rating sem motivo aparente?
Os três olhavam agora o Parlamento como se o açoitassem. Tudo isto arrepiava os homens de horror. O outro homem, no entanto, vendo a expressão sofredora dos três analistas, pitadeou então com gozo:
- Mas há pior, gentlemen
Os três homens recuaram por um momento, assombrados. Pois quê? Pior do que o descontrolo público orçamental, pior do que a incontinência da despesa pública que continua a verter à ordem de 6% por semestre – não!, os três homens não o poderiam acreditar.
Então, o outro homem, pausado, grave, sereno, explicou a artimanha governamental – chamava-se desorçamentação. Um terror tolheu os três. Nesse momento, as galerias pareciam-lhes mais lúgubres. E o outro, terrível e lívido, continuava, como se as suas palavras se assemelhassem a relâmpagos:
- É a arte de fazer varrer para debaixo do tapete o nosso défice público. Coisa muito usada por estas bandas.
Uma voz atroou então mais forte na Assembleia da República. Era o Secretário de Estado do Orçamento que, escarlate e sério, dizia:
- Não vos preocupeis, Oposição. Portugal está abaixo da Alemanha e da França no aumento da despesa pública…
Os três homens da S&P suspiraram. Uma ovação ribombou na bancada parlamentar do PS (Vozes: Muito bem! Muito bem!).
Portugal está pois a salvo. O Secretário de Estado do Orçamento vela pelos nossos destinos…

Sem comentários: