A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Selecção Nacional e bichanices

Hoje perco a cabeça e falo sobre: futebol. Ou melhor, sobre o exigente e estafante estágio dos jogadores da nossa Selecção por terras da Covilhã. Não me atrevo sequer a desenvolver raciocínios na área dos aspectos técnicos, pois admito não ser nada entendida no assunto, mas não poderei deixar de apontar alguns aspectos que, dentro do curioso e extravagante, me chamaram a atenção. E refiro-me a isto:













É impressão minha ou estes senhores das imagens que era suposto estarem a jogar futebol, não estão, de facto, a fazê-lo?... Depois de saber que até a Força Aérea foi dar uma mãozinha ao Queiroz para fomentar o espiríto de equipa e entreajuda e sei lá que mais nos nossos jogadores, concluí que a minha atenção já estava mais que concentrada no estágio da Selecção e fui procurar saber o que é que, afinal, os nossos conceituados jogadores de futebol andaram a fazer para se preprarem para o Mundial do presente ano que a todos nos deixa muito cépticos. E não é que aquilo até foi giro? Quando dei por mim até eu queria ser jogadora de futebol, (é que já fui a colónias de férias muito menos animadas).

Então: de entre as actividades lúdico-recreativas que fizeram parte do plano de preparação dos jogadores eu destaco os espisódios Jogadores vão ao cinema, Jogadores brincam com as criancinhas e jovens da Covilhã ou então, o que a mim me deu mais vontade de dar uns pontapés na bola, Jogadores realizam treino de recuperação em Hotel de luxo em Unhais da Serra. E penso eu, "Uffa, isso deve ser mesmo desgastante!...coitadinhos...". Para além de todas estas actividades fisicamente exigentes e dentro da preenchida agenda da Selecção Nacional, houve ainda tempo para darem numa de artistas e brincarem aos cantores com um brilharete fosco de Carlos Queiroz e Ricardo Carvalho nas artes musicais. Urge, portanto, destacar as palavras do treinador nacional a respeito do descontentamento da população Covilhanense relativamente à postura pouco expansiva dos seus pupilos, que não se deixaram ver nem chegar à fala tanto quanto o povo desejaria e que, a determinada altura foram: "A maioria das pessoas compreende que o nosso plano de preparação não se vai desviar um milímetro da rota para fazer espectáculos. A preparação não é um espectáculo.".

Ok Sr. Queiroz, agora na África do Sul, local onde lhe compete deixar-se de brincadeiras e jogar a sério para que depois, pessoas como eu, engulam os sapos de estarem a acusá-lo de ter trazido os seus meninos a passar férias na Covilhã em vez de verdadeiramente os preparar para trabalharem, eu questiono-me: se a preparação não foi um espectáculo (coisa que me faz alguma espécie) então 'bora lá caprichar nesses jogos! Quer ver os aviões da Força Aérea a fazer voos rasantes aos estádios e os jogadores a entrarem em campo de pára-quedas.

Sem comentários: