A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paul - sinistro bicho



Atente-se bem a isto, observe-se com atenção este maravilhoso e reconfortante momento que brota directamente da Natureza para a consciência mundial e agora reflictam... Este, caros amigos, é Paul - o polvo mais famoso da actualidade, famoso por ser o cefalópode que pode, de forma sublime, encostar para canto e votar ao fracasso qualquer Maya ou Prof. Karamba da nossa sociedade. Para os mais desatentos introduzo ao vosso conhecimento o polvo alemão que durante este Mundial de Futebol se demarcou por adivinhar certeiramente os resultados dos jogos da selecção da sua naturalidade e, por fim, os das últimas duas partidas. Mas, de todas as suas previsões, destaco a do jogo Uruguai - Alemanha como a mais assustadora.
Veja-se como, no vídeo anexado, Paul hesita durante algum tempo antes de escolher a caixa do mexilhão com a bandeira alemã, como se cola enredando ambas as caixas com os seus vastos braços e, através das suas ventosas, parece perceber as vibrações das bandeiras até fixar-se definitivamente e determinar a sua decisão. O mexilhão alemão pareceu ser o mais gostoso e, de facto, confirmou-se a adivinhação num jogo renhido e de resultado questionável até ao último minuto.
Quem não gostou nada que as forças sobrenaturais do molusco tivessem favorecido a Alemanha na previsão foram os uruguaios, claro está, ousando até acusar Paul de corrupção. Onde é que isto já se viu? O pobre do bicho vive fechado num aquário e é explorado até à exaustão, não merecia esta desconsideração. No entanto acho que este dom que parece enlevar os tentáculos de Paul deveria ser melhor estudado e usado noutras áreas onde as conjecturas são sempre bem-vindas de forma a comprovar-se a extensão real do seu feitiço. Assim, poderiam dispensar-se as malfadadas sondagens que tanta critica levantam e, simplesmente, pôr o Paul a adivinhar quem ganha eleições. Noutra área de igual interesse, Paul a adivinhar o final das novelas e com quem casa a protagonista (nas novelas da TVI o suspense é até ao fim, sempre). Paul a adivinhar quem é a mãe do rebento de Cristiano Ronaldo!...apesar de ser uma adivinhação de alto risco para o pobre animal, com possibilidade de colapso informativo e sucumbência ao excesso de opções, seria do interesse de muita gente que o mistério se resolvesse de uma vez por todas. Eu, se pudesse, usava o polvo para adivinhar o tempo e ajudar-me a escolher a roupa todas as manhãs, já que o palpite é sempre acertado nunca faria má figura.
Em jeito de conclusão, parece-me de todo relevante que Paul seja considerado símbolo daquilo a que há muito se apelida de livre-arbítrio. Porque ele sim, é a representação mais fidedigna do que é a capacidade de escolha, mesmo que esta se restrinja a um jogo sinistro de adivinhação.

1 comentário:

carolina matos disse...

hahaha!... nããããã!... cá para mim o polvo percebe é muito de futebol! é claramente evidente!...
há que considerar a proporção cabeça/tronco/membros destes animais!... a cabeça fica a ganhar!
mas deixar a minha roupinha ao critério desta criatura... isso é q não!... às tantas mudava de cor e textura! iam achar q era alienígena!
mas no final disto tudo eu tenho algumas propostas para o dito polvo: salada de polvo, arroz de polvo, polvo assado, pataniscas de polvo (são muito boas, garanto!)!... hahaha!...