A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nuns on the run

Ao que parece nem toda a gente gosta de entrar nessa fase harmoniosa da vida que é a reforma. Os portugueses queixam-se de peito cheio que "Aiii porque andamos a vida toda a trabalhar e o Sócras cada vez nos põe a trabalhar mais e já não há descanso e trabalha-se a vida toda e coiso...", mas as freiras francesas trabalhariam até à morte se assim as deixassem. Pelo menos é essa a opinião de Marie-Daniel e Saint-Denis que, após saberem que estavam dispensadas das funções de docência que as ocuparam durante 46 anos, decidiram revoltar-se contra o sistema e fugir por esse mundo fora de arrastadeira em punho na esperança de evitar uma vida amorfa e monótona numa qualquer casa de retiro, barricando-se...numa casa de caridade há já duas semanas. Os parentes mais próximos acusam o convento de Roquebrune-Cap-Martin de atentar contra a existência das pobres senhoras ao querer alterar-lhes substancialmente a rotina e hábitos que até aí levavam.
Cumpre-me sublinhar que, as ditas senhoras, têm entre os 80 e os 86 anos, portanto estão cheias de espírito dentro delas, prontas a enfrentar novos desafios profissionais ou de qualquer outro nível, é gente desta que o nosso País precisa! Já uma outra amiga destas revolucionárias de bengala, Maurice-Marie, de 89 anos, não fosse ter partido a anca (provavelmente a imitar a coreografia da Waka Waka da Shakira) ter-se-ia unido ao propósito e seria mais uma a correr o risco de enfrentar o Todo-Poderoso tribunal religioso com o qual, a madre superiora do convento supra mencionado e ao qual todas as protagonistas da aventura pertencem, está já a ameaçar as fugitivas.
Amigo Sarkozy, seja lá que ar for esse que se respira nos claustros dos conventos franceses, investigue-se. Estou em crer que temos a resposta para o tão aguardado elixir da juventude, ou pelo menos o da vitalidade, nesses ninhos de espiritualidade. O amigo Sócrates aguarda com ansiedade essa água benta que banha o género feminino do seu povo de força laboral.


2 comentários:

Joana Banana disse...

é é. aquilo deve ser animado nos conventos. a whoopy goldberg parece não querer ir pra reforma também. pra sofrimento nosso.

as freiras estão bem cientes dos perigos de abrir jaulas a pássaras...essa é que é essa

Street Fighting Man disse...

freiras revoltosas: que top :D ja estou a ver hollywood a comprar os direitos disto. até já visiono o nome do filme: "Nuns At War", um thriller electrizante de Sofia Coppola com Meryl Streep e Cate Blanchet nos principais papéis; a sequela "Nuns At War 2 - La Guerrilha de Cristo Señor"