A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Notícias avulsas do sítio Portugal

No dia de hoje não pretendemos maçar o leitor com as nossas opiniões sobre coisas já de si maçadoras.
Optamos sim por seleccionar um punhado de notícias que acontecem pela nossa piolheira neste ano da Graça de 2010 e que passam despercebidas - escondidas numa nota de rodapé de um noticiário televisivo ou então disfarçadas numa pequena caixa de texto de um qualquer matutino.
  1. O Estado português colocou ontem (06/10/10) mil milhões de euros em bilhetes do tesouro (há quem lhes chame "bilhetes do prego"). De referir que para as emissões a 3 meses vamos pagar 1,595% de juros e na de 12 meses 3,333% (acima do registado em Agosto para a de três meses - 0,994%).
  2. O leitor ainda se lembra que ontem fomos todos, Nação portuguesa, estender a mão ao mercado (internacional) de capitais para pedinchar mil milhões de euros? Pois bem, desses mil milhões que fomos pedir já queimámos 200 milhões de euros na compra de 5 aviões para a Força Aérea. Mas até aqui houve contenção! Os 5 aviões adquiridos são usados... Pertenciam à Marinha de Guerra Holandesa. De referir que a marinha holandesa se está a desfazer de todos os aparelhos deste tipo que possui e que os E.U.A. vão deixar de ter Lockheads P3C em 2013... Em suma parece um bom negócio! Numa nta que não tem nada que ver com o exposto de referir que os investigadores portugueses que colaboraram com os recém-laureados com o prémio Nobel da Física viram o financiamento dos seus projectos recusados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  3. Uma última nota para referir um estudo organizado pela IBA - International Bar Association junto dos advogados portugueses... Segundo apurado: 1/2 dos advogados assumem que a corrupção é um problema na sua actividade profissional; 1/5 admitem ter sido abordados para agir como intermediários numa situação de corrupção e 1/3 dizem conhecer colegas envolvidos em crimes de corrupção... No ranking elaborado, Portugal ficou entre a Costa Rica e a Nigéria...

Porreiro pá!

Sem comentários: