A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Finanças Telecomandadas


.
Que nós estamos em crise já não é novidade. Que continuamos a pedir à Europa uns trocos para irmos cantando e rindo também já todos sabemos. Que a Europa anda, por estes dias, pelas ruas da amargura – é conhecido. A grande novidade é que a incompetência dos PIGS da Europa (Portugal, Ireland, Greece and Spain) levou a comissão europeia a imiscuir-se num dos últimos redutos onde os Estados-membros eram soberanos – a política orçamental.
.
Passamos a explicar: por estes dias conheceu a luz do dia uma proposta designada "Reforço da Coordenação da Política Económica", que deverá permitir que uma maioria de ministros das finanças do euro possa exigir a um país a revisão de uma medida de política orçamental, se esta for inadequada aos objectivos europeus.
.
Em resumo isto quer dizer o seguinte: Portugal foi inabilitado! Já poucos bens tínhamos mas aquelas pratas que ainda por cá andavam já não vão poder ser trocadas por submarinos ou comboios sem que a Europa dê o seu accessit. Certo que isto é aplicável a todos os membros da zona euro mas foi feito a pensar nos PIGS da Europa, onde nós temos a honra de definir a primeira letra. Agora, o Orçamento do Estado já não é enviado apenas para tomarem conhecimento – enviamo-lo para que nos corrijam.
.
Nós aplaudimos a medida! E pedimos mais: que os outros ministros europeus estejam especialmente atentos ao Orçamento português pois nós não nos sabemos governar – como se tem bem visto nas últimas décadas.
.
Em boa verdade devemos dizer que concordamos com esta proposta. Sim é certo que é um grande passo para uma Federação Europeia, mas também é certo que Portugal tem recebido muitas verbas da Europa, que as tem aplicado mal (se é que se pode falar em aplicar). Andamos a destruir e atolar dinheiro que não é nosso e agora aqueles que realmente produzem a riqueza que nós tão saloiamente sugamos vão poder ter alguma coisa a dizer (já o tinham por outros meios – sabemo-lo) e boicotar os nossos delírios. Pena é que esta medida peca por tardia… Se tivesse sido aplicada em 1990 decerto Portugal estaria bem melhor.
.
Que nos governem porque nós já não damos conta do recado. Passaram-nos aqui o nosso atestado de incapacidade. No entanto, como entediantes que somos gostamos de olhar sempre para trás, procurando perceber estes caminhos e não deixamos de nos lembrar de Júlio César – que a propósito dos nossos antepassados dizia: “há nos confins da Ibéria um povo que não se governa nem se deixa governar”
.

N’ Opinador não queríamos deixar de dar as boas vindas – neste 13 de Maio – ao Santo Padre. Bem-vindo Bento XVI à Invicta Cidade do Porto!

Sem comentários: