A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

terça-feira, 25 de maio de 2010

I do not got a feeling...

Nota Prévia: o leitor que nos siga terá concerteza notado que o Dr. Carlos ficou muito sentido com a reposta ao seu texto crítico da religião, tendo dedicado todo o seu post de sábado a responder ao post de quinta – e depois os crentes é que são os “chatos”. Com efeito, sentiu-se desprezado por ninguém ter discutido com ele acerca da existência de Deus. E que gosto de praticar o bem tentarei num futuro próximo seguir esse desiderato, laçando assim uma calma sobre aquela alma atormentada. No entanto, por falta de tempo, não o posso fazer agora…
Já começou por estes dias a imbecilidade estupidificante preferida da nação: o apoio à selecção de futebol.
.
Por todo o lado já se vislumbram as iniciativas inúteis e deprimentes de indivíduos sozinhos ou em manada. Também a comunicação social já começa a dedicar muito do tempo das suas antenas à cobertura de tudo o que vareja à volta da selecção nacional permitindo-nos saber quais os bibelôs preferidos dos craques da bola bem como qual o carro que andam a conduzir ou a sua opinião desinteressante sobre uma coisa qualquer.
.
A nação une-se neste voyeurismo patético em que se debatem inutilidades com uma superficialidade chocante.
.
Por estes dias existe apenas uma posição aceitável – o apoio incondicional à selecção, que passa por fazer barulho ou pintar a cara (ainda estou para perceber em que medida é que isto serve para algum coisa). Note-se que quem não pendura a bandeira (comprada sabe Deus onde, com os seus pagodes chineses em vez de castelos) na sua marquise, corre o sério risco de ser considerado um pária – e torna-se vítima dos olhares furiosos dos vizinhos…
.
Caro leitor, tinha a secreta esperança que a crise que atravessámos pudesse diminuir este fenómeno terceiro-mundista que assola a nação. No entanto é com tristeza que constato essa ténue esperança a desvanecer-se por entre o meio de vovuzelas irritantes e bandeiras postas ao contrário – com o escudo virado para baixo.
.
Da intelligentsia portuguesa esperava-se um mar de lucidez; mas parece que foi aquela também consumida pela febre que assola a nação e que demonstra o grau cultural do povo: assim se justificam algumas declarações que têm vindo ao mundo nos últimos dias.
Vamos lá todos parar e pensar em que medida uma vitória da selecção nacional de futebol melhora a nossa vida. Ora pois que de maneira nenhuma, não será?
.
Neste país de frustrações, apenas as projecções individuais em heróis light que nada de meritório conseguem, geram optimismo.

Somos um país pobre, burro, saloio, patético e preguiçoso… Só nos empolgamos com uma competição desportiva sendo que no resto do tempo só produzimos queixumes. Mas enfim, o leitor e eu nascemos cá – pelo acaso ou desígnio da Providência – e temos que aturar….
.
Até quinta amigo leitor. Isto se um de nós não se atirar de uma janela da próxima vez que ouvir i got a feeling no transístor… E para distrair fica aqui mesmo no fim uma mensagem de serviço público – check it out!

Super Sexy CPR from Super Sexy CPR on Vimeo.

1 comentário:

M. Pompadour disse...

Antes de mais permiti-me corrigir-vos... São vuvuzelas as cornetas irritantes, não vovuzelas. :P
E depois, pelo que ontem me pareceu, já que os adeptos portugueses nao conseguem discernir o que verdadeiramente os deve preocupar na actualidade os nossos "incriveis" fizeram questão de refrear os ânimos e pôr estes espirítos imbuídos de festa nos seus devidos lugares. Haja alguém com consciência! :D Obrigada Deco!! Ai, desculpa...este não, que não é português. Ah, afinal é. Peço desculpa outra vez. x)