A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Cenas da Campanha Presidencial

O Sr. Pedro Passos Coelho, ao acordar, enfiara as chinelas nervoso e inseguro: nessa noite, iria, pela primeira vez, envolver-se publicamente numa acção de campanha com o Sr. Presidente da República. E essa insegurança devia-se à incapacidade do Sr. Passos Coelho brindar nessa noite o Sr. Presidente da República com uma palavra fácil e fluida que brilhasse naqueles primeiros momentos embaraçosos dos cumprimentos. Depois de calçadas as chinelas e vestido o seu robe de chambre, o Sr. Passos Coelho caminhou lentamente para a sua toilette: lavou a cara, desfez a barba. E durante 45 longos minutos ensaiou frases cheias de efeitos para dizer ao Sr. Cavaco Silva. E quando finalmente a julgou encontrar, logo partiu para a rua de São Caetano. À noite, quando avista o Sr. Presidente da República, o Sr.Passos Coelho, avança confiante, seguro, desenha um longo sorriso, estende a mão ao Sr. Presidente e diz com a maior das artificialidades:
- O senhor tem estado em grande forma.
O Sr. Passos Coelho continuava a sorrir largamente, enquanto sacudia a mão do Sr. Presidente – as pregas do rosto em volta dos lábios realçando-se vivamente. À semelhança de um artista que acaba de realizar o seu número, o Sr. Passos Coelho esperava agora os aplausos. O Sr. Cavaco, no entanto, permaneceu imóvel como uma estátua, apertando-lhe a mão. E quando se esperava que o Sr. Presidente tivesse a gentileza de dizer alguma ao Sr. Passos Coelho, retribuindo-lhe a gentileza – eis que nada lhe disse (ah! insensível!) e passou, logo em seguida, a cumprimentar as outras pessoas que ali estavam. O sorriso postiço do Sr. Passos Coelho recolheu-se; deu um passo atrás, embaraçado e – imaginamos nós que, naquele momento, se gostaria de esconder eternamente entre a penumbra. O incómodo entre ambos foi evidente. A frase espalhafatosa de Passos Coelho nem sequer mereceu uma palavra de consolo de Cavaco.

Pouco antes deste dia de campanha, o Sr. Presidente da República, questionado pela imprensa, afirmou que entendia que existia um elevado risco de haver uma crise política em 2011. Segundo o Sr. Presidente da República essa possibilidade apenas faz aumentar a responsabilidade dos portugueses nesta eleição uma vez que será necessária uma pessoa altamente capaz para lidar com esse cenário: - capacidades que se encontram, obviamente, divinamente, reunidas em Cavaco. Esta afirmação provocou algum espanto entre a imprensa já que o Presidente sempre se preocupou em afastar tal cenário pois tal seria negativo para a imagem do país.
Em função desta polémica, logo apareceu pressuroso o seu mandatário no Porto, o Sr. António Lobo Xavier, dizendo que é perfeitamente óbvio que há risco de uma crise política. Caro Dr. António Lobo Xavier, queira V. Ex.ª considerar o seguinte exemplo: V. Ex.ª está à mesa jantando com os seus convivas; acabam de tomar a dessert; e V. Ex.ª sentindo um pouco do peru do jantar entre os dentes, estouvadamente, saca de um palito e começa a palitar os dentes. Obviamente que na realidade V. Ex.ª nunca cometeria tal imprudência. E porquê, Sr. Doutor? Por pudor, V. Ex.ª. Porque V. Ex.ª preferiria arriscar um tímido sorriso quando alguém lançasse um leve gracejo, revelando o peru entre os dentes do que escandalosamente sacar do palito e começar a palitar os seus dentes diante de toda a gente. V. Ex.ª fá-lo por convenção, por etiqueta: porque sabe que não deve fazê-lo.
O mesmo se passa com o nosso caso. É possível que possa haver uma crise política em 2011? É possível sim. Deve o Presidente da República dizê-lo, confessá-lo abertamente na presente conjuntura? Obviamente que não. E porque o fez então? Por motivos estritamente eleitorais. Para triunfalmente argumentar que em função da possibilidade da ocorrência de uma crise política é necessário um Presidente experiente e hábil para lidar com estas situações complexas. E, por coincidência, esse Presidente experiente e hábil é precisamente o mesmo que antevê a crise política. Quanta modéstia, V. Ex.ª! Mas sabe que mais V. Ex.ª? Este tipo de argumentação poderá, de facto, convencer meia dúzia de parolos assustados que se deixam intimidar por esse tipo de argumentação, mas é um rude golpe no indispensável perfil com que um Presidente da República se deve revestir: e o Presidente da República deve ser uma pessoa prudente e, sobretudo, que defenda os superiores interesses do País. Interesses esses que, nesta fase da conjuntura política, económica e social, não passam pela necessidade da primeira figura política do País chamar a nossa atenção – e principalmente a atenção dos mercados – para uma eventual crise política no País com todas as consequências que dai advém.

Sem comentários: