A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Anaquim



Hoje venho junto de Vossas Excelências não para falar de política ou de economia mas para dar a conhecer um projecto musical novo que boas novas traz à música portuguesa. Trata-se dos “Anaquim”, grupo de músicos de Coimbra que lançam este mês o seu álbum de estreia – “As Vidas dos Outros”.
Este seu álbum sucede ao EP 'Prólogo' e à colectânea Novos Talentos Fnac (ambos de 2008), em que participaram com o tema 'Na Minha Rua'.
Segundo José Rebola – um dos músicos do projecto – As Vidas dos Outros denota diversas influências, “desde músicos portugueses como Carlos Paião e Sérgio Godinho, passando por música francesa, de ritmos balcânicos, influência americana, entre outros.”
O nome do projecto (Anaquim) refere-se ao “duende saltitão e simpático que está na capa do CD e que tem molas nos pés, reflectindo isso duas coisas: uma o seu carácter saltitão e outra o carácter festivo de alguns temas”, segundo esclarecido pelo músico.
Acrescentamos nós que é sempre agradável ver projectos musicais que nos transmitam outras mensagens para além das já muito batidas músicas românticas de amores desencontrados. Neste projecto podemos assistir à uma divertida análise de temas sociais sem se entrar numa perspectiva moralista.
O Opinador aconselha pois a todos os seus leitores este novo álbum e deixamos aqui um cheirinho do que se trata.





Uma última palavra: vamos lá não piratear… é uma boa forma que temos de premiar a boa música portuguesa e ainda ganhar um álbum bem catita!


Até amanhã e boas audições (do latim audire, ouvir)!

3 comentários:

Street Fighting Man disse...

claro que lord nelson saberá que o nome anaquim se deve a um 'aportuguesamento' do nome Anakin, que como é sabido é o nome civil próprio, de lord darth vader ;)

Nelson disse...

Amigo leitor,

antes de mais obrigado pelo interesse... Sim, por acaso tinha reparado na similitude. Porém não tendo a certeza e não querendo induzir em erro, preferi colocar apenas um excerto das declarações do músico.

M. Pompadour disse...

Já não posso ouvir mais esta musica...lol