A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Armados em caridosos


Na edição on-line do londrino The Times podemos ler uma notícia decerto orquestrada pelo próprio Satanás, que vemos na imagem de marca deste nosso blog (aquela mesmo no cimo disto tudo) a ser violentamente surrado por S. Miguel, o Arcanjo… Também disponível aqui em português: http://publico.pt/1425374
.
E é bem feito que seja surrado e bem surrado! Assim o defendemos porque, naquele respeitado jornal vem o seguinte título: “Live Aid donations 'were diverted to arm Ethiopian rebels”, que é como quem diz que o dinheiro do Live Aid serviu para os rebeldes etíopes comprarem coisas engraçadas como armas.
.
Então o dinheiro de todas aquelas pessoas não serviu para matar a fome daquela gente? Parcialmente serviu, pois segundo a investigação da BBC, cerca de 100.000.000 de dólares caíram nas mãos de rebeldes (entre os quais o actual primeiro ministro da Etiópia) de uma forma muito ardilosa, mas que não subverteu totalmente o fim da doação: segundo alegado, fizeram passar-se por comerciantes e ofereceram-se para vender cereais às ONG’s responsáveis pela aplicação desses dinheiros. Acontece que os sacos de cereais iam cheios de, surpresa das surpresas, areia! Sim, amigo leitor areia! Mas também havia alguns cereais à mistura, especialmente no cimo dos sacos.
.
Para os leitores mais distraídos convirá referir que a Etiópia é um país com bastante areia na sua zona oriental, visto aí haver um deserto. Foram portanto estas ONG’s comprar cem milhões de dólares de areia ao deserto…
.
Atendendo ao estado actual da economia nos países desenvolvidos este tipo de caridade parece ser a mais avisada. Ajuda sim senhor, mas a comprar armas que serão vendidas por esses mesmos países de onde partiu o capital inicial. Desta forma todos ganhamos: ganham os rebeldes porque podem andar à pancada de uma forma mais eficaz, ganha o povo que ajuda porque fica com a consciência tranquila, ganha o povo que é ajudado porque ainda ganha alguns cereais (e areia e tiros) e ganham as nossas economias porque podemos exportar armamento…

Sem comentários: