A mais bela, a mais pura e a mais duradoura glória literária de prosa da blogosfera

.

terça-feira, 23 de março de 2010

Porque é preciso mudar!

Nota: este texto não foi aprovado pelo Dr. Carlos e pode causar indigestão a algumas pessoas...


O amigo leitor decerto saberá que na próxima sexta-feira o PSD vai a votos para escolher o seu próximo Presidente da Comissão Política Nacional. Quatro candidatos se perfilam para assumir o cargo: Aguiar-Branco, Castanheira Barros, Paulo Rangel e Passos Coelho.
.
Chegados aos últimos dias de discussão das propostas para este tão importante partido da democracia portuguesa, julgamos ter reunido as informações necessárias para, por fim, nos decidirmos e pronunciarmos. Assim, aqui e agora, manifestamos o nosso apoio à lista do Dr. Passos Coelho que terá o melhor e mais ambicioso programa para o partido e para o país.
.
Quanto às propostas para o partido elas são conhecidas dos militantes e talvez não interessem tanto à maioria dos nossos leitores. Permitimo-nos passar à frente este tópico.
.

Quanto às propostas para o país, afectam-nos a todos e de uma forma directa pois esta metade d’ Opinador está convencida que se tratam das propostas do próximo primeiro-ministro de Portugal. Olhemos, en passant, para três áreas fundamentais:



  • Quanto a políticas económicas apraz-nos verificar que se pretende um emagrecimento do sector público (especialmente na sua vertente empresarial) que vem atrofiando a nossa economia nas últimas décadas. Neste sentido propõe-se um programa de privatizações e reestruturações que, se feitas com responsabilidade, reduziram a carga orçamental que estes entes representam;
    Também se pretende uma clarificação do acesso ao crédito pelo Estado que muitas vezes concorre como se privado fosse ao capital que há em mercado, encarecendo esse mesmo capital (mesma oferta maior procura);
    As parcerias público-privadas também serão reduzidas bem como se prevê um reforço das competências do Tribunal de Contas.
  • Quanto ao ensino pretende-se reforçar a vertente reguladora do Estado através da Agência de Acreditação do Ensino Superior; Juntamente com isto será necessário uma cultura de exigência desde os primeiros anos de ensino.
  • Já no que toca a políticas sociais é cada vez mais urgente a reestruturação dos apoios prestados pelo Estado – e aqui será o ponto em que o PSD necessitará de maior coragem para reformar dado que esta matéria atinge directamente o dia a dia de muitas pessoas.
    .
.
Estas serão as três áreas que mais preocupam os cidadãos no Portugal de 2010 e nas quais este PSD se apresenta como uma verdadeira alternativa de Governo, com soluções totalmente distintas, e a nosso ver, preferíveis. Mas muito ficou por dizer pois não querermos maçar o leitor... Isto foi aquilo que julgamos mais diferença poder fazer nas opiniões dos eleitores. No entanto, para quem quiser, recomenda-se esta leitura onde está tudo explicado.
Não acolhemos algumas críticas que fazem à experiência e idade do candidato - temos tido políticos com décadas de ministérios e estamos onde nos vemos... Temos aqui alguém descomprometido que pode muito bem trazer uma lufada de ar fresco à política nacional.
Neste novo PSD, conseguimos perceber claramente no que se distancia do actual PS – menos Estado, mais exigência, mais liberdade.
Claro que conforme resulta do PEC, a nossa economia continuará a rastejar durante, pelo menos, os próximos três anos. No entanto é hora de castigarmos com o voto aqueles que mais tempo contribuíram para esta situação (nos últimos 15 anos o PS esteve no Governo cerca de 12) e de não recearmos uma nova abordagem do Estado que tem dado frutos em outras partes do mundo.
.
Por isso aos militantes indecisos apelo ao voto nesta lista; aos que não são militantes peço que tenham atenção a este projecto político pois as próximas eleições legislativas poderão estar mais próximas do que julgamos!
.
Despeço-me com um até amanhã (esta quarta feira excepcionalmente cabe-nos a gerência d' Opinador); e com um pedido de desculpas ao Dr. Carlos que teve de passar pelo martírio de ler isto...

Sem comentários: